top of page
Buscar

Vivendo em espírito esportivo: Surf pra lavar a alma




Por Marcely Magalhães



“Nem sempre é apenas sobre surfar” frase que a aluna do aulão de surf, Gracielle Carvalho, falou na última semana descrevendo a sensação de mergulhar no mar e trazer à tona reflexões de tudo que foi abordado na terapia relacionada ao enfrentamento de questões mentais.




Praticar esporte é de fato um ato que começa na mente. O esporte é uma arte que serve como antídoto para viver. O esporte é vida em movimento. Conceito que a nossa Coach Surf, Thati Gleise, enfatiza em cada experiência com o mar que ela proporciona para as Minas.


Capaz de reproduzir hormônios de alegria, contentamento e prazer no nosso corpo, biologicamente falando . A prática regular de exercícios participa de forma bastante relevante na prevenção de doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo todo, promove um funcionamento mais harmônico de todos os órgãos e, claro, melhora a forma e a disposição, entre muitos outros benefícios ao corpo.


O PODER DA ENDORFINA


Além disso, a prática de esportes salva vidas não só de doenças mentais como depressão e ansiedade, mas principalmente de possíveis vícios. As endorfinas quando liberadas de uma forma saudável, por meio dos exercícios, aliviam e reduzem a dor causada pela falta da droga no organismo. O esporte tira jovens das drogas, eleva o estilo de vida de pessoas que vivem em situações vulneráveis e muitas vezes proporcionam uma jornada profissional.



As pesquisas comprovam ainda que os exercícios não apenas contribuem para tratar, como também para prevenir transtornos de humor. Um estudo publicado pelo The American Journal of Psichiatry no ano passado mostrou que movimentar o corpo exerce um efeito protetor contra a depressão em indivíduos saudáveis, independentemente da idade da pessoa e da região geográfica em que vive. Feito por pesquisadores de quatro universidades brasileiras e sete estrangeiras, esse estudo reuniu informações de 49 trabalhos e analisou dados de 265 mil pessoas, de 20 países.


Além dos mecanismos neuronais e bioquímicos, os exercícios interferem em outros fatores que impactam a saúde mental. Reduzem os efeitos do estresse do dia a dia, o que dispensa explicações, e melhoram muito a qualidade do sono, permitindo que o indivíduo entre em suas fases mais profundas e possa acordar mais relaxado e disposto.Cria um movimento saudável no corpo, estimula o movimento saudável de competição , serve como preparação, trabalha a disciplina e o autocontrole .



SURF PRA LAVAR A ALMA


Em um mês que abordamos a importância do combate ao suicidio e a meios alternativos para curar doenças mentais, é importante enfatizar o quanto o surf é poderoso, capaz de lavar a alma. O surf é um esporte que ( re)carrega e eleva a vibe. Ensina muito sobre paciência, por ser um esporte radical , que demanda muitos treinos ensina também sobre viver o processo e aproveitar - sem desistir em meio às dificuldades - durante o caminho até o tão sonhado drop.


Você pode contar com o Mina do Surf como lugar de acolhimento e resgate através desse esporte tão amado por nós. Já aproveitamos para deixar o convite do próximo aulão, que será realizado em Itapuama no dia 24 de setembro. Faça a sua inscrição aqui no nosso site e venha sentir a força do mar e a potência do surf!


Comentarios


bottom of page